sexta-feira, 27 de julho de 2012

Atualização do Netduino Plus (Completo)


Como tinha sido discutido em uns post's anteriores a respeito da atualização do Firmware do Netduino Plus, ficou um pouco obscuro essa parte então tratei de fazerum post mais completo sobre isso. Na época havia mencionado as vantagens de se atualizar mesmo sendo uma versão RC (RELEASE CANDIDATE), por isso não entrarei nesses detalhes mas sim no processo em si.

Etapa 1 - Instalação do Novo Firmware na Flesh ( Flashing new firmware )
  1. Baixe o SAM-BA 2.11 da Atmel através do link. Instale o programa no computador;
  2. Ligue o Netduino (Alimentação externa ou USB) e com um fio  faça um jumper entre o pino 3,3V e um pequeno leed dourado perto do pino I/O 0 (Veja a figura!)
  3. leed para efetuar o reset da placa


           
    3.  Desconecte o Netduino do PC (Se você estava alimentando-o pelo PC) e reconecte outra vez. Nesse momento, se é a primeira vez que você está fazendo esse procedimento um driver será solicitado. Geralmente o Windows 7 têm o driver, mas como geralmente não é sempre, segue o link do driver para instalação manual (até porque todas as vezes eu tive que fazer isso).

    3.1. Com o driver já descompactado, clique com o botão direito no "Meu Computador" e selecione "Propriedades" e aparecerá a seguinte tela:
    3.3 Abra o "Gerenciamento de Dispositivos"  ou  "Device Manager"
   3.4 Se o driver não foi instalado corretamente algum dispositivo desconhecido deve estar em destaque no painel. Clique com o botão direito e selecione a primeira opção "Atualizar Driver"
   3.5 Escolha o caminho onde você salvou o driver e clique em avançar.

    3.6 Se tudo ocorreu de maneira esperada, ao final você terá um novo dispositivo em Portas (COM e LPT) com o nome de "GPS Camera Detect (COMx)" - Guarde o valor da porta na memória, você vai usar isso no passo 4.




   4.  Com o driver já instalado basta saber o numero da porta COM que o dispositivo ficou listado. Agora abra o SAM-BA - executando como Administrador - e configure para a porta COM que a placa subiu no seu computador, no meu caso é COM6 e o dispositivo da sua placa "at91sam7x512-ek"
   4.1 Depois clique em "Conectar".
5. Se tudo deu certo então você está no caminho certo! Agora na tela que abriu, vá na caixa "script" e selecione primeiramente "Boot from Flash (GPNVM2)" e clique em "Execute". Uma mensagem do tipo deve aparecer na caixa de logo abaixo:
-I- GPNVM2 set
(sam-ba_2.11) 1 % 


   6. Agora, ainda na caixa "script" e selecione "Enable Flash access" e clique em "Execute".

  7. Estamos chegando lá! Agora precisamos instalar o driver para o AT91SAM7X entender-se como Netduino e aceitar subir o .NET MF. O arquivo binário é o "TinyBooterDecompressor.bin" que encontra-se junto aos arquivos de Firmware disponibilizados pelo Chris Walker. Faça o download em função da sua placa: Netduino ou Netduino Plus ou ainda veja a páquina com todos os Firmwares disponíveis.
      Baixando a versão certa para sua placa, decompacte  o arquivo e selecione o arquivo "TinyBooterDecompressor.bin" em "Send File Name" como mostra na figura.

   8. Aparecerá uma mensagem igual a da figura baixo, clique em "No". Feito isso tudo está pronto nessa primeira fase! e você pode fechar o SAM-BA e desconectar o Netduino do PC.


  9.  Torne a conectar o Netduino no PC. Indo no Gerenciador de dispositivos você poderá encontrá-lo entre os "Controladores USB"

  10. Essas etapas vamos colocar para dentro a camada do .NET MF. Então, vamos abrir o famos MFDeploy indo em:  Menu Iniciar >Microsoft .NET Micro Framework 4.2>Tools. Um diretório será aberto chamado "Tools". Nesse diretório selecione "MFDeploy" - Como Adiministrador!



  11. Agora configure o "Device" para "USB", no campo do lado direito aparecerá escrito automaticamente "NetduinoPlus_NetduinoPlus" (ou "Netduino_Netduino" depende da placa). Agora clique em "Ping". Se na caixa inferior aparecer 

Pinging... TinyBooter
Bootloader build info: Netduino Plus (v4.2.0.0 RC5) by Secret Labs LLC
É sinal que está tudo certo até aqui.




12. Agora vá em image file e selecione os dois arquivos que estão no *.zip que você baixou em algumas etapas atrás com o Firmware do Netduino. Os nomes dos arquivos são: "ER_FLASH.hex" e "ER_CONFIG.hex". Feito isso clique em "Deploy". O processo pode demorar um pouco dependendo do computador.
13. Pronto! Seu Netduino já está atualizado. Agora reconecte a placa no PC e você já pode executar os seus testes!

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Pessoal,
    O Driver do GPS Camera Detect não precisa ser usado, exite um driver que está em "C:\Program Files\ATMEL Corporation\sam-ba_2.11\drv" junto com o SAM-BA para comunicação serial emulada pela USB do SAM7x.

    ResponderExcluir
  3. Olá Victor,

    Executei os passos como mencionou, porém, na hora de selecionar USB no Device não aparece nada na lista de dispositivos.

    Podes me ajudar?

    ResponderExcluir
  4. Olá Messer,
    Existem alguns motivos para que isso aconteça. Pode ser um problema do Windows. Verifique nos dispositivos se o driver do Netduino está instalado corretamente, se não estiver deverá aparecer algum dispositivo sem driver.
    A outra coisa que pode ter acontecido é que você deu reset com o pino de 5V, o que é fatal... então tete ver se está tudo em ordem com o driver e se precisar repita o processo novamente.
    Se não der certo me avise que vamos investigar isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victor,

      Obrigado pela atenção!

      Espero não ter ligado o de 5V, apesar do cuidado que tive ao executar o procedimento.
      Após atualizar utilizando Sam-ba 2.12, o hardware é reconhecido como Netduino Plus, e nas propriedades do windows como Netduino apenas, já na hora de executar o MFDeploy não aparece na lista.
      Mais uma dúvida, esqueci de reparar antes, quando instala o Netduino ele aparece como no Dispositivos e Impressoras do windows?

      Excluir
    2. Messer,
      A placa está boa sim, se o SAM-BA ta entendendo ela está tudo certo.
      O Netduino Plus aparece sim em "Dispositivos e Impressoras" como "Não Especificado" (uma outra família de dispositivos) com o nome dele "Neduino Plus".
      Já tentou reinstalar o .NETMF e o Neduino SDK?

      Excluir
    3. Victor,

      Obrigado pela atenção!

      Sim, desinstalei e instalei novamente, troquei as versões.
      Em outra máquina, instalei o SDK do Netduino e reconheceu a placa do mesmo jeito.
      Acho que vou formatar minha máquina.

      Excluir
  5. Messer,
    Não sei se formatar resolve, tente antes limpar o registro do Windows. Eu já tentei algumas vezes e sempre reconhece...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Buenas Victor...

      Boas novas, formatei a máquina e reconheceu de cara...
      Neste exato momento estou atualizando!

      Obrigado pela atenção e desculpe o incomodo!!!

      Abraço...

      Excluir
    2. Olá Victor, e
      estou com o mesmo problema porém não quero ter que formatar a máquina por questão de tempo. Como faço para limpar o registro do windows?

      Excluir
  6. Pessoal,
    Pagina de firmware atalizada:
    http://wiki.netduino.com/Firmware.ashx

    ResponderExcluir